Blog

Hepatites: o que você deve saber

O que é hepatite?

A hepatite é uma inflamação do fígado normalmente provocada por vários tipos de vírus, designados tradicionalmente por letras maiúsculas(A, B, C, D, E, F, etc…).

As hepatites virais são as que mais comumente afetam as pessoas e sua propagação depende de contágio.

Como se pode pegar hepatite?

Alguns tipos (A e E) se propagam através da ingestão de água contaminada. Outros tipos (B,C,D) se propagam através de contato sexual, transfusões de sangue e agulhas contaminadas.

Como podemos prevenir a infecção?

Nos casos em que há transmissão oral(Tipo A e E), a prevenção é feita através do saneamento das redes de esgoto tratamento adequado de água que será utilizada para consumo.

Nos casos em que há transmissão por sangue e contato sexual várias são as formas de prevenção: selecionamento criterioso dos doadores de sangue; uso de preservativo; uso de vacina já desenvolvidas, em campanhas de grande alcance.

Quais são os sintomas?

Normalmente grande parte das pessoas infectadas pelos diversos tipos de vírus não tem sintomas e se curam espontaneamente, mesmo sem tratamento.

Gerais ou específicos: febre; fraqueza; dor muscular generalizada; perda de apetite; enjôo e vômitos. Mais específicas: urina escura; coloração amarelada da pele e olhos.

O que fazer?

Procure pelo seu médico que poderá associar dados obtidos na consulta com exame laboratoriais que confirmam a inflamação no fígado e a presença indireta do vírus, quando este for à causa da hepatite.

Qual o risco da hepatite?

Depende do tipo de vírus adquirido. Normalmente, nos casos de contágio oral, a cura se faz na quase totalidade dos episódios.

No entanto, alguns casos de hepatite provocados por vírus adquiridos por contato sexual/sangue contaminado (B,C,D,), podem se manter de forma crônica e levar alterações definitivas que comprometem a função do fígado, denominada cirrose hepática.

Recomendações

Uma boa qualidade de vida faz-se muito em função de: “Prevenir é melhor que remediar”.

Portanto: use água de boa qualidade; exija saneamento básico; use preservativos; não use drogas.

Artigo redigido pela equipe do Grupo de Saúde Lapecco.

Você também pode se interessar por...

Topo