Blog

Medicina do Trabalho e as Empresas

A Medicina do Trabalho é uma especialidade médica interligada a vários setores de empresa e a outras especialidades, responsável pela identificação precoce das patologias da ocupação,seus agravos e principalmente sua prevenção. Contribui para a adaptação física e mental dos trabalhadores, em particular pela adequação do trabalho aos trabalhadores.

No Brasil, comas Normas da Portaria 3214 do Ministério do Trabalho,em espacial a de nº 7(NR7) que regulamenta o PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional) as questões ligadas a saúde ocupacional passaram a ser a tônica de discussão nas empresas. Pendências jurídicas relacionadas a acidentes de trabalho típicos e as doenças ocupacionais encheram as varas cíveis e criminais complicando a vida das empresas.

O PCMSO bem executado traz à empresa a oportunidade de sua preservação no mercado de trabalho e de prevenção da saúde do trabalhador através da implantação das Normas Regulamentares do MT.

PCMSO:

Estuda os locais de trabalho, (em conjunto com o PPRA), avalia riscos ocupacionais nos diferentes setores de produção assessorando os trabalhadores e os representantes da empresa na correção dos mesmos.

Atua nos exames médicos obrigatórios: admissional, demissional, periódico, mudança de função, retorno ao trabalho e exames complementares, conforme preconizado em lei.

É requisito básico para a confecção do PPP (Perfil Profissiogáfico Previdenciário), relatório de emissão obrigatória quando da demissão de funcionários (a partir de 1º de novembro de 2003).

Orienta nos primeiros socorros, emissão de CAT, identifica doenças ocupacionais e orienta para os respectivos procedimentos.

Efetua palestras educativas.
Faz relatórios anuais sobre a situação de saúde dos trabalhadores.
Registra todos os dados encontrados e arquiva-os conforme a lei.
Benefícios principal do PCMSO para os trabalhadores
Diminuição o surgimento de doenças ocupacionais.
Benefício do PCMSO para as empresas.
Diminuição do absenteísmo por motivo médico.
Melhoria da produtividade.
Aumento da eficácia dos processos empresariais.
Melhoria da qualidade de vida no trabalho.
Aumento do comprometimento dos empregados com a empresa.
Redução dos custos com despesas médicas.

Consulte profissionais qualificados para tirar suas dúvidas. A segurança no trabalho e o cumprimento da lei são fundamentais para o crescimento de toda empresa.

Artigo redigido pela equipe do Grupo de Saúde Lapecco.

Você também pode se interessar por...

Topo