Blog

Protetores solares

O Sol age como um acelerador do envelhecimento cutâneo. Todos conhecem a pele precocemente envelhecida das pessoas que trabalham sob o Sol como agricultores e marinheiros. Do mesmo modo os “adoradores” do Sol que seguem a moda do bronzeado, lançada em 1925 por Coco Chanel, observam a aparição precoce de rugas.

Sabemos que a radiação ultravioleta A (UVA) faz bronzear, enquanto que a radiação UVB é responsável pelas queimaduras. É importante observar que os efeitos do Sol são cumulativos e as exposições crônicas, mesmo bem suportadas, podem causar danos futuros.

Devido os efeitos nocivos dos raios solares sobre a pele, percebe-se a importância do uso da fotoproteção, não apenas nos momentos de exposição mais intensa, mas também no dia-a-dia, onde a incidência dos raios UV é constante.

Para proporcionar à pele os cuidados ideais frente à exposição solar, é necessária a escolha de um protetor solar mais adequado ao tipo da pele.

O fator de proteção solar (FPS) é determinado através da relação entre o tempo necessário para o surgimento da queimadura solar na pele protegida com um fotoprotetor e o tempo de surgimento da queimadura solar na pele desprotegida, sem o protetor solar, em um mesmo indivíduo, sob as mesmas condições. Desta forma podemos afirmar que um fotoprotetor de FPS 15 permite que um indivíduo se exponha ao Sol, com segurança, por um período 15 vezes maior do que o necessário para produzir queimadura solar em sua pele desprotegida.

O Fator de Proteção Solar auxilia na escolha do produto de acordo com o tipo de pele. Para peles mais claras, o tempo de exposição solar necessário para produzir queimaduras solares é menor que para peles mais escuras. Portanto, as peles mais claras precisam de protetores solares com FPS altos, enquanto que nas peles morenas, um protetor solar com FPS mais baixo é suficiente para garantir boa proteção solar.

No uso de Protetor solar recomenda-se aplica-lo pelo menos meia hora antes de se expor ao Sol. Deve-se aplicar uma fina camada do produto sobre todas as regiões da pele que irão ficar expostas ao Sol. Reaplicar o fotoprotetor de duas em duas horas e sempre após ter saído da água.

Artigo redigido pela equipe do Grupo de Saúde Lapecco.

Você também pode se interessar por...

Topo